Em Jataí, cidade do extremo sudoeste do Estado de Goás, está acontecendo um fato notável, talvez único na história do Esperanto. a superiora do Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição, Madre Maria Teresa, solicitou ao Movimento Esperantista da cidade uma professora desse idioma pois ela e a maioria das monjas estavam interessadas em aprender a lingua internacional.
O mosteiro é de vida contemplativa sujeito segundo a Regra e Constituições da Ordem da Imaculada Conceição à clausura. Entretanto a divulgação do Esperanto ultrapassou os muros do mosteiro e aos ouvidos daquelas monjas chegou o apelo irresistível de Lázaro Zamenhof e o convite irrecusável para a integração de toda a humanidade em uma grande roda familiar onde não haverá mais a barreira de diferença de linguas e onde a idéia de fraternidade universal será realmente praticada.
A professora Maria Eloá de Souza Lima prontificou-se a atender o pedido das monjas, e o curso teve início no dia 22 de agosto de 2008. O interesse e a atenção das alunas impressionou a professora.
Como o Mosteiro Monte Sião é bastante afastado do centro, e a professora não tem carro, o problema foi imediatamente resolvido pelo jovem professor de Física da Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí, Ismael Victor de Lucema Costa. Este prestimoso professor de Física, que é também professor de Esperanto, pontualmente às 9:15 h deixa dona Eloá no portão do Mosteiro e (também pontualmente) apanha a professora às 11:00h de cada sexta-feira.
Com o apredizado do Esperanto a madre Maria Teresa pretende juntamente com a sua comunidade serem divulgadoras do Esperanto, a nível de Ordem, aproveitando os encontros que acontecem promovidos pela Federação da Ordem da Imaculada Conceição.