domingo, 3 de fevereiro de 2013

Jubileu de Prata do Mosteiro

"As coisas não valem pelo tempo que duram, mas pela intensidade com que são vividas" (Fernando Pessoa)

Jubileu é um Ano de Graça. Ano da manifestação mais plena da bondade e da misericórdia do Senhor.  2013, em pleno espírito celebrativo do Ano da Fé, para o Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição em Jataí/GO é um ano de alegria, gáudio, louvor e ação de graças.
A celebração dos 25 anos deste Mosteiro é uma convocação para renovarmos nossos compromissos com o que aqui foi iniciado e cultivado sob a ação do Espírito Santo e que nos convida a “anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos, aos cegos a recuperação da vista, libertar os oprimidos e proclamar um ano de Graça do senhor” (Lc 4,18-19).
A finalidade essencial do Jubileu é o retorno pessoal aos valores que sustentam a Vocação Contemplativa Concepcionista: o Amor à Santíssima Eucaristia, o Amor à Paixão de Jesus Cristo e o amor à Maria Imaculada. Citando as palavras do Papa João Paulo II, o Jubileu deve ser marcado por “um comprometimento com a Justiça e a PAZ, num mundo como o nosso, marcado por tantos conflitos e desigualdades sociais e econômicas verdadeiramente intoleráveis”. Que, pois, a trombeta do Jubileu, ressoe como convocação e como promessa de esperança e alegria, para todas as pessoas de boa vontade.
O mosteiro representa a intimidade de uma Igreja, o coração onde o Espírito geme e intercede continuamente pelas necessidades da comunidade inteira, e donde se eleva sem cessar a ação de graças pela Vida que Ele concede em cada dia (cf. CoI3,17).
Como a Virgem de Nazaré, a missão da Concepcionista não consiste em fazer obras exteriores, mas trabalhará silenciosamente – como a raiz da árvore – para que outros colham os frutos. Assim deve ser o apostolado escondido de cada monja desse Mosteiro A sua missão consiste em SER toda para Deus na radicalidade que resulta do viver orante, exclusivo e próximo de Deus.
Viver oculta com Maria e como Maria em Nazaré, sob o mesmo teto com Jesus e para Jesus, na oração, no trabalho, na Alegria e na Imolação... assim O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição se torna uma “Nazaré” feita de silencio, interioridade, alegria e paz.
Se Santa Beatriz da Silva, estivesse aqui entre nós, certamente reuniria suas filhas como uma só família e, olhando para cada uma diria: minhas filhas, o Amor não é amado, comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos.

 O marco fundacional é o dia 25 de março, mas a celebração eucarística solene será no dia de São José ( 19 de março de 2013) às 19h na Igreja conventual do mosteiro. Desde já sintam- se convidados a partilhar conosco esse momento memorável.
Que a Virgem Imaculada, nossa Mãe e modelo, siga abençoando e nos conduzindo pelos caminhos da santidade, fervor, fidelidade e amor, impetrando de Deus graças para as nossas necessidades espirituais e materiais.

Dia da Vida Consagrada

“É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar” (Bento XVI, A Porta da Fé, 7). Válido para todos os cristãos, este princípio encontra maior evidência nos consagrados, cuja vocação específica é precisamente a evangelização do mundo por meio da realização do seu carisma fundador. Todos evangelizam já por meio do seu estado e do seu estilo de vida marcada pelo conhecimento do amor de Cristo, assumido pessoalmente e partilhado comunitariamente; alguns, porém, evangelizam também pela dedicação ao trabalho direto de anúncio da Boa Nova, na pregação, na catequese, no ensino, na ação social, na prática da caridade cristã, na missão ad gentes.

http://concepcionistas.org.br/site/wp-content/uploads/2013/02/Mensagem-de-Dom-Pedro-para-o-Dia-da-Vida-Consagrada.pdf
Ordem da Imaculada Conceição - Monjas Concepcionistas - Ave Maria Puríssima!
O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição foi fundado em 25 de março de 1988 na cidade de Jataí/ GO. Este mosteiro é um dos 19 existentes no Brasil, da Ordem da Imaculada Conceição, cuja fundadora da Ordem é Santa Beatriz da Silva.
e-mail:falemosteiro@yahoo.com.br


Photobucket