terça-feira, 24 de setembro de 2013

Uma aspiração secreta:


   

   Das profundezas da humanidade sobe uma aspiração secreta. Presos aos ritmos anônimos dos programas e dos horários, muitos dos nossos contemporâneos têm implicitamente o desejo de uma realidade essencial, de uma vida interior.
Nada conduz mais à comunhão com o Deus vivo do que uma oração em comum meditativa, com esse ponto alto da oração que é o cântico, que se prolonga e que continua no silêncio do coração quando já nos encontramos sózinhos. Quando o mistério de Deus se torna perceptível pela beleza simples dos símbolos, quando ele não é sufocado por uma sobrecarga de palavras, então a oração em comum longe de se destilar na monotonia e no tédio traz a alegria do céu à terra.

Para numerosos cristãos ao longo dos séculos algumas palavras retomadas uma e outra vez, até ao infinito, foram um caminho de contemplação. Quando estas palavras se cantam talvez penetrem ainda mais até às profundezas do ser humano.

Para celebrar uma ampla oração em comum bastam algumas pessoas e já o coração se dilata num encontro com Cristo. E a universalidade da comunhão pode deixar-se pressentir quando jovens se juntam, pelo menos uma vez por semana, à oração da comunidade local que reune todas as gerações, das crianças às pessoas de idade.

A oração é uma força serena que trabalha o ser humano, transformando-o, culltivando-o, não o deixando fechar os olhos face ao mal, às guerras, a tudo o que ameaça os inocentes na terra. Da oração tiram-se forças visando outras lutas, visando transformar a condição humana e tornar a terra habitável.

Quem caminha seguindo a Cristo mantém-se simultaneamente perto dos outros e perto de Deus, não separa oração e solidariedade.

Irmão Roger, de Taizé


Ordem da Imaculada Conceição - Monjas Concepcionistas - Ave Maria Puríssima!
O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição foi fundado em 25 de março de 1988 na cidade de Jataí/ GO. Este mosteiro é um dos 19 existentes no Brasil, da Ordem da Imaculada Conceição, cuja fundadora da Ordem é Santa Beatriz da Silva.
e-mail:falemosteiro@yahoo.com.br


Photobucket