segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Curso de Esperanto no Mosteiro

Em Jataí, cidade do extremo sudoeste do Estado de Goás, está acontecendo um fato notável, talvez único na história do Esperanto. a superiora do Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição, Madre Maria Teresa, solicitou ao Movimento Esperantista da cidade uma professora desse idioma pois ela e a maioria das monjas estavam interessadas em aprender a lingua internacional.
O mosteiro é de vida contemplativa sujeito segundo a Regra e Constituições da Ordem da Imaculada Conceição à clausura. Entretanto a divulgação do Esperanto ultrapassou os muros do mosteiro e aos ouvidos daquelas monjas chegou o apelo irresistível de Lázaro Zamenhof e o convite irrecusável para a integração de toda a humanidade em uma grande roda familiar onde não haverá mais a barreira de diferença de linguas e onde a idéia de fraternidade universal será realmente praticada.
A professora Maria Eloá de Souza Lima prontificou-se a atender o pedido das monjas, e o curso teve início no dia 22 de agosto de 2008. O interesse e a atenção das alunas impressionou a professora.
Como o Mosteiro Monte Sião é bastante afastado do centro, e a professora não tem carro, o problema foi imediatamente resolvido pelo jovem professor de Física da Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí, Ismael Victor de Lucema Costa. Este prestimoso professor de Física, que é também professor de Esperanto, pontualmente às 9:15 h deixa dona Eloá no portão do Mosteiro e (também pontualmente) apanha a professora às 11:00h de cada sexta-feira.
Com o apredizado do Esperanto a madre Maria Teresa pretende juntamente com a sua comunidade serem divulgadoras do Esperanto, a nível de Ordem, aproveitando os encontros que acontecem promovidos pela Federação da Ordem da Imaculada Conceição.

3 comentários:

Evandro Avellar disse...

Gratulon por via bela laboro!!!
Grandan Brakumon al ĉiuj.

Evandro Avellar

Yuri Ghenov disse...

Gratulon al ĉiuj!

Mi estas tre felica por via tro belega laboro.

Brakumojn!

Celso Tinta disse...

Saluton al ĉiuj!
Vere, tia afero estas mirinda!
Gratulon!

Ordem da Imaculada Conceição - Monjas Concepcionistas - Ave Maria Puríssima!
O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição foi fundado em 25 de março de 1988 na cidade de Jataí/ GO. Este mosteiro é um dos 19 existentes no Brasil, da Ordem da Imaculada Conceição, cuja fundadora da Ordem é Santa Beatriz da Silva.
e-mail:falemosteiro@yahoo.com.br