segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O que é o Esperanto?

O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.
Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica.
Quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem: a primeira todos recebem automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local. A segunda ganhamos quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto. Mais ampla que a outra, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações.
Os que optam pela "dupla cidadania" através do Esperanto são chamados de esperantistas. São pessoas que não só conhecem a língua mas também a usam para comunicar-se com esperantistas de outros países, para estabelecer contatos com culturas diversas e são ativistas da divulgação e da defesa da idéia da Língua Internacional.
Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. Juntamente com os esperantistas, esses grupos formam o Mundo do Esperanto, e as ações nele desenvolvidas constituem o que se convencionou chamar de movimento esperantista.
Aprenda Esperanto, torne-se esperantista e venha viver o mundo do Esperanto. Ele é, por natureza, seu também!
(texto de autoria de Francisco Mattos, morador de Brasília-DF, grande batalhador pela causa do Esperanto)

Para saber mais sobre o Esperanto, visite esta excelente página: Kultura Centro de Esperanto

2 comentários:

Carmar disse...

A Liga Brasileira de Esperanto fica muito feliz e cumprimenta as freiras do mosteiro pela iniciativa de estudar o Esperanto, a Língua da Paz. Parabéns também para Maria Eloá e todos que estão possibilitando tal trabalho.
Carlos Maria
1º Secretário da Liga Brasileira de Esperanto

Shiko Mattos disse...

Temos o prazer de cumprimentá-las pela inteligente iniciativa de aprender o esperanto.
Peço permissão para aconselhar uma visita à página da IKUE-União Internacional Católica Esperantista - www.ikue.org, cujos objetivos são a evangelização, a unidade da Igreja, a compreensão humana recíproca, a fraternidade, a paz e o ecumenismo.
Para um eventual trabalho de divulgação do Esperanto, principalmente no meio católico, o Grupo Diskonigado -
http://groups.google.com/group/diskonigado?hl=pt-BR - estará à disposição desse núcleo.
Com sinceros desejos de sucesso no aprendizado da língua e na divulgação dos ideais esperantistas entre os católicos, apresentamos fraternas saudações.
Francisco Mattos de Oliveira
Coordenador do Grupo Diskonigado

Ordem da Imaculada Conceição - Monjas Concepcionistas - Ave Maria Puríssima!
O Mosteiro Monte Sião da Imaculada Conceição foi fundado em 25 de março de 1988 na cidade de Jataí/ GO. Este mosteiro é um dos 19 existentes no Brasil, da Ordem da Imaculada Conceição, cuja fundadora da Ordem é Santa Beatriz da Silva.
e-mail:falemosteiro@yahoo.com.br


Photobucket